Nede Losina começou a trabalhar como laboratorista em 1996. Teve maior parte de sua formação fotográfica realizada no SENAC - Comunicação & Artes, onde foi monitor e instrutor dos cursos básicos em:
Fotografia Básica; Laboratório Fotográfico e Fotografia em Cores. Foi também instrutor de cursos de aperfeiçoamento em fotografia como:
Fotografia de Espetáculos; Fotografia de Modelo; Book Fotográfico e Fotógrafo Profissional, no SENAC Comunicação & Artes - Porto Alegre, desde 1996.
Foi professor de extensão em cursos de
Introdução à Fotografia, de Ensaio Fotográfico e do 3º (2001) e 4º (2003) Cursos de Fotografia Ambiental da UFRGS, além de diversas oficinas de fotografia de natureza em Cambará do Sul, Caçapava do Sul, São José dos Ausentes e Mostardas, no RS.
Foi conteudista do curso
Profissional de Fotografia do SENAC/RS e da disciplina de Fotografia Ambiental do curso Tecnólogo em Fotografia, da ULBRA.
Foi professor da FABICO/UFRGS nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Biblioteconomia e Arquivologia, ministrando as cadeiras de
Fotografia Básica, Fotografia Institucional, Fotojornalismo e Fotografia Publicitária. Foi fotógrafo das revistas E aí? e Atlântida. Foi fotógrafo do Bar Opinião e da Opinião Produtora. Fez a documentação fotográfica do Município de Santa Teresa, no Vale dos Vinhedos, para tombamento arquitetônico pelo SPHAN, órgão do Ministério da Cultura. Em 2004, junto com Flávio Dutra, foi convidado a documentar o Parque Nacional da Lagoa do Peixe para o Calendário IMPRESUL daquele ano. Formado em Educação Física, cursou boa parte de Relações Públicas e Atualmente esta cursando Bacharelado em Artes Visuais na UFRGS.
Alguns trabalhos podem ser vistos em:
http://nedelosina.carbonmade.com/
http://cargocollective.com/nedelosina
http://nedelosina.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/nedelosina